Com a pandemia da Covid-19 atingindo milhões de brasileiros, a quarentena se tornou uma estratégia fundamental no combate à doença. Talvez a única eficiente neste momento. Obviamente, trata-se de uma situação inédita para a maioria das pessoas. Administrar diferentes responsabilidades passou a ser uma realidade: trabalho, tarefas domésticas, família, entre outras. Afinal, estamos todos “em casa”.

Para relaxar das tarefas do dia a dia, além das redes sociais, da leitura, dos jogos online e da televisão, os animais domésticos também se revelaram excelentes companheiros para superar a esse momento.

Além do carinho, tão importante nesses tempos complicados, você sabia que os bichanos também trazem vários outros benefícios para a nossa saúde mental? Veja algumas das ajudas que os animais de estimação podem oferecer aos seus donos:

Benefícios de se ter animais de estimação

Redução do estresse

Está atolado de compromissos do trabalho? Fica com dor de cabeça só de lembrar o momento complicado que estamos passando? De acordo com o estudo feito pela Universidade Estadual de Nova Iorque, dos Estados Unidos, os pets são excelentes companhias para baixar os níveis de tensão e oferecer mais tranquilidade.

Faz bem para o coração

Só de imaginar aquele carinho gostoso do bichano o coração fica repleto de amor, não é mesmo? Mas, além disso, pesquisas produzidas nos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, também nos Estados Unidos, mostram que criar um animal em casa pode ajudar na redução da pressão sanguínea, do colesterol e do nível de triglicérides.

Excelente companhia

Além disso, claro, os “carinhas” são excelentes companheiros para todos os momentos. Até por isso o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, liberou a visita de animais para os pacientes internados, pois eles ajudam na humanização do tratamento. Ou seja, a companhia de um bicho em seu cotidiano pode fazer toda a diferença.

Responsabilidades ao se adquirir animais de estimação

Porém, lembre-se, os animais de estimação oferecem todos esses benefícios, mas também precisam de carinho e atenção. Por isso, em caso de adoção, não esqueça que as obrigações vão aumentar. Conhecer as responsabilidades antes da adoção é extremamente importante para evitar o abandono, uma das piores coisas que podem acontecer, não é?

A responsabilidade por cuidar de um ser vivo, que dependerá de você por toda a vida é enorme. Custa tempo, dinheiro, atenção, cuidados especiais. Guardadas as proporções, embora muitos dos donos de animais pensem que não há diferença nenhuma, é como ter um filho. É para toda a vida.

E vamos combinar? Eles merecem né?

Portanto, agarre e amasse muito seus “filhos”. Eles vão te ajudar a passar por essa quarentena com mais leveza, com o coração melhor e mais cheio de amor.

Aqui na Press, por exemplo, todo mundo tem o seu. Ou os seus. Um deles até trabalha no escritório, o Beethoven, que hoje está passando férias forçadas na casa dos primos.

Leia também: Comunicação Interna em tempos de quarentena

Por: Gabriel Prince