As campanhas de saúde do Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul 2024 estão chegando! Portanto, as empresas se preparam para criar ações e se posicionar dentro desses temas no Calendário de Comunicação.

Você sabia que os benefícios das ações dos meses coloridos vão além do Marketing? Isso ocorre porque as empresas mostram que têm responsabilidade social!

Neste caso, se posicionam com a promoção das saúdes física e emocional, ademais do bem-estar dos colaboradores e dos clientes.

Ao mesmo tempo, gera uma boa imagem e reputação da marca com os seus stakeholders; sejam eles clientes, parceiros, investidores, fornecedores e, claro, colaboradores.

Assim sendo, uma vez que a empresa realize ações de responsabilidade social, contribui positivamente para o ambiente interno. Assim como para o externo, ou seja, a sociedade que a cerca.

Nos últimos anos, isso está sendo percebido pelas companhias, que estão criando cada vez mais campanhas de saúde e bem-estar, como por exemplo:

  • Setembro Amarelo: Combate ao suicídio (saiba mais);
  • Outubro Rosa: Combate ao câncer de mama (saiba mais);
  • Novembro Azul: Combate ao câncer de próstata (saiba mais).

Planejamento das campanhas de saúde e bem-estar

A execução dessas (e outras) campanhas de saúde exige um planejamento estratégico detalhado.

Esse material mapeia todas as ações pré, durante e pós- campanha. É por meio dele que a empresa define:

  • Os objetivos da campanha;
  • O público-alvo;
  • O plano de comunicação;
  • Dinâmicas e abordagens;
  • Os recursos financeiros e humanos;
  • Avaliações pós campanha.

O planejamento garante que todas as etapas sejam executadas corretamente e com sucesso. Por isso, toda atenção nesse tópico é válida!

Criar as campanhas de saúde sem ter uma equipe especializada pode resultar em decepção. Afinal, além de não alcançar os objetivos, não apenas há o risco de desperdiçar recursos, como também, até mesmo, o de transmitir mensagens equivocadas de temas sensíveis. Como resultado, gera ruídos ou crise à imagem da empresa.

É para evitar esses riscos que muitas marcas optam, então, por contratar uma agência especializada em Comunicação e Marketing nestas ações.

Quando contratar uma agência de Comunicação para criar campanhas temáticas?

Para entender o momento da sua empresa contratar uma agência de Comunicação, a princípio considere as seguintes questões:

  • Você enxerga potencial para a sua empresa nessas campanhas temáticas?
  • Há iniciativas em saúde e bem-estar na sua marca, mas não são bem divulgadas?
  • Sua marca apoia entidades que atuam nas frentes de saúde?
  • Há baixo engajamento do seu público com as ações que sua marca já realizou nesses temas?
  • A sua equipe de Comunicação é amadora ou sem experiência em campanhas?
  • Já desperdiçou outras oportunidades como essas para posicionar a sua marca?
  • Você já criou campanhas temáticas da saúde, mas teve resultados ruins?
  • Percebe que seus concorrentes criam campanhas mais atrativas e engajadas?
  • Entende que é necessário ampliar a visibilidade da sua marca, produto ou serviço?

Se você respondeu SIM para uma ou mais questões, então é possível afirmar que esta é hora da sua empresa buscar o suporte de uma agência de Comunicação.

É fato que a agência realizará um diagnóstico mais amplo, mostrando as fraquezas internas da sua companhia, assim como as ameaças externas.

Ao mesmo tempo, mapeará as oportunidades do mercado. E por fim, os pontos fortes que sua marca pode explorar para construir campanhas mais assertivas e engajadas.

Naturalmente, essa análise clínica contribuirá para que as futuras ações alcancem os objetivos do planejamento.

Como contratar uma agência de comunicação?

Ao contratar uma agência de comunicação, primeiramente, busque por empresas com boa atuação no mercado e nas áreas do seu negócio. Assim, da mesma forma que a agência terá conhecimento técnico em Comunicação e Marketing, também conhecerá bem o seu nicho e mercado.

A soma desses fatores contribuirá para que as ações sejam criadas dentro da sua realidade e necessidade.

Assim, para contratar uma agência de comunicação, analise fatores como:

  • Solidez: Tempo de atuação no mercado;
  • Áreas de atuação: Variedade e experiência em serviços prestados (off e online);
  • Reputação da agência: Referências, depoimentos de clientes, parceiros e colaboradores;
  • Portifólio: Cases de sucesso, prêmios, trabalhos realizados para outros clientes;
  • Equipe: Competências e experiências dos profissionais da agência;
  • Estrutura: Espaço da agência, recursos tecnológicos e ferramentas de comunicação;
  • Relacionamento: Qualidade do atendimento da agência ao cliente (confiança, segurança, transparência, flexibilidade, disponibilidade);
  • Investimento: Custos e estrutura dos preços dos pacotes de serviços da agência.

Veja que isso vale para qualquer momento em que for contratar uma agência de comunicação. Ou seja, serve para ações pontuais e para comunicação periódica.

PressTexto é agência especializada em campanhas de saúde e bem-estar

A PressTexto é uma agência de comunicação para quem busca criar campanhas de saúde e bem-estar.

Presente no mercado desde 1995, a marca se consolidou na área de Comunicação Corporativa. Aliás, é uma das pioneiras em campanhas como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.

No entanto, não se limita a isso. Pelo contrário, também cria ações como Janeiro Branco, Março Lilás, por exemplo.

Dessa forma, temos, como resultado, um portifólio com centenas de cases históricos em quase 30 anos. Muitos, inclusive, quando a comunicação era apenas nos canais físicos.

Bem como há outros cases também com o surgimento da internet e das redes sociais como meios de comunicação.

E, claro, mais atual, em ações omnichannel, ou seja, aquelas que integram todos os canais físicos e online. Essa estratégia serve para promover uma experiência completa da marca para o público-alvo.

Confira essa sequência de peças de campanhas criadas pela PressTexto para a Dasa, em 2021 (clique nas imagens para expandir):

Clientes da PressTexto

Entre os clientes, há diversas empresas de porte e nichos distintos, como por exemplo:

  • Pirelli – Indústria Automotiva;
  • Dasa – Medicina Diagnóstica;
  • Greentench Brasil – Indústria Cosmética;
  • Birlasoft Brasil – Tecnologia;
  • Bloomin’ Brands Brasil – Alimentação;
  • Fran’s Café – Franquias.

Igualmente, a PressTexto planejou, criou e executou campanhas únicas. Tudo sob medida para atender aos objetivos e realidades de cada marca acima de tudo.

Por isso, para cada cliente, a PressTexto tem ações específicas, como por exemplo:

  • Eventos corporativos;
  • Ações de marketing externo;
  • Ações de marketing interno;
  • Palestras e treinamentos;
  • Dinâmicas interativas;
  • Espaços de bem-estar;
  • Lives com especialistas;
  • Mutirões de saúde;
  • Entre outros.

Por fim, quer saber mais sobre nossas soluções? Ou entender e criar as campanhas de saúde e bem-estar para a sua empresa?

Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e obtenha um orçamento rápido e gratuito.

Por: Van Martins