A Assessoria de Imprensa corporativa tem passado por grandes desafios com o advento das mídias sociais. Mais do que isso, enfrenta também uma série de dúvidas para quem está no planejamento da comunicação das empresas. A pergunta que se faz é: será que ainda é preciso contar com uma assessoria de Imprensa para divulgar minha marca?

A resposta para quem realmente conhece de comunicação é até simples. Sim, certamente a assessoria de Imprensa ainda é um dos braços importantes quando pensamos em divulgar uma marca ou serviço. Ela é uma parte complementar de uma comunicação 360 que busca credibilizar ainda mais uma comunicação institucional, de produtos ou serviços.

Qual é o principal objetivo da assessoria de Imprensa corporativa?

A essência do trabalho de assessoria de Imprensa corporativa é colocar marcas e produtos de forma espontânea nos canais de comunicação. Como por exemplo, em portais, jornais, revistas, TVs e Rádios.

Apesar de mais recentemente também fazer o elo entre empresas e influenciadores, o assessor de Imprensa tem o foco em uma divulgação com canais de mídia especializadas ou grande imprensa, o que gera ainda mais credibilidade.

Ainda hoje, estar com sua marca ou produto em uma revista especializada, ou o que chamamos de grande imprensa, traz um valor agregado à imagem da empresa. Isto se dá pela credibilidade daquele veículo, que endossa a importância do serviço prestado, do produto e de toda a imagem institucional de uma empresa.Assessoria de Imprensa Corporativa Jornal

 

Em um plano de comunicação abrangente, não contar com uma assessoria de Imprensa é deixar de lado uma vitrine importante e valiosa. É um trabalho quase obrigatório para quem buscar construir uma imagem forte. Lógico que também é preciso entender os objetivos de cada cliente. Afinal, a assessoria de Imprensa tem suas peculiaridades e processos, que são diferentes daqueles voltados apenas para uma exposição comercial.

Mas, repito, como forma de posicionar uma marca, trabalhar produtos e serviços, ela nunca pode ser considerada carta fora do baralho.

Entenda os processos da assessoria de Imprensa corporativa?

Passo 1

O primeiro passo do processo do trabalho de assessoria de Imprensa é a troca de informações entre a agência e o cliente. Desta forma, a empresa passará quais são os objetivos com o trabalho e as estratégias de comunicação já realizadas.

Já por parte da agência, será o momento de apresentar a dinâmica e começar uma espécie de treinamento (media training) para mostrar como a exposição acontece. Ao mesmo tempo, preparar aqueles que terão o contato com jornalistas, para saber como se comunicar em uma entrevista, principalmente.

Assessoria de Imprensa Corporativa Comunicação

Passo 2

O passo seguinte é entrar na prática do trabalho. Para isso, é necessário realizar reuniões periódicas para que a agência e a empresa consiga identificar os assuntos que podem se tornar notícia.

Assim, a agência levantará as informações específicas e produzirá os releases que serão enviados aos canais de comunicação. Todos os releases devem passar pela aprovação de profissional designado pela empresa.

Passo 3

O último passo é o trabalho que a agência realiza de contato com os canais de comunicação. Sendo assim, haverá o envio do release para avisar sobre a notícia e contatos diretos com as redações para reforçar a sugestão da pauta.

Por fim, é feito um monitoramento dos veículos para o trabalho de clipagem, que é o levantamento das matérias que trazem a notícia/pauta enviada para o controle de resultados junto ao cliente.

Qual é o tipo de resultado alcançado pela assessoria de Imprensa corporativa?

Há diversas formas de resultados do trabalho realizado pela assessoria de Imprensa. Por exemplo, a empresa pode ser o personagem principal da matéria, ser parte de uma matéria com a presença de outros personagens ou artigos escritos pelos executivos da companhia.

Assessoria de Imprensa corporativa com a Presstexto

Desde 1995, atuamos com assessoria de Imprensa corporativa, atendendo diferentes clientes em diversos ramos. Como por exemplo: Fran’s Café (alimentos e bebidas), Birlasoft (tecnologia), Abióptica (indústria óptica).

Com sólida experiência, colocamos a marca dos clientes em destaque na mídia. Tudo de forma planejada e alinhada com os objetivos de cada marca. Confira exemplos da nossa atuação aqui.

Para saber mais sobre nosso serviço em assessoria de Imprensa corporativa, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo. Nos siga também nas redes sociais: LinkedIn e Instagram – @presstexto.

 

Por Fernando Bella