Aplicar o Employer Branding (EB) exige alinhamento e planejamento contínuos. Estes atributos servirão para promover a cultura organizacional e as políticas de reconhecimento e valorização dos colaboradores. Tudo isso é feito por meio de estratégias eficazes da Comunicação Corporativa.

Conforme já destacamos, Employer Branding – ou marca empregadora – é um conjunto de estratégias que consiste em gerar uma percepção positiva da marca aos seus colaboradores e potenciais candidatos.

Com isso, a marca empregadora melhora a sua reputação no mercado. Desse modo, se torna mais competitiva, além de atrair e reter os melhores talentos.

Vantagens ao aplicar Employer Branding

No texto anterior, abordamos ainda que o Employer Branding é muito além de engajar. É despertar o orgulho de pertencimento, criar conexão emocional das pessoas com a marca. E, quando executado corretamente, traz diversas vantagens à empresa, como por exemplo:

  • ajuda a atrair e reter os talentos qualificados;
  • aumenta a taxa de produtividade;
  • diminui a rotatividade (turn over);
  • fortalece a cultura organizacional;
  • amplia a reputação da marca empregadora.

É fato que isso não reflete apenas na força da cultura organizacional. Pelo contrário, vai também na redução de custos diretos e indiretos que ocorrem em contratações ruins. Clique aqui para conferir o artigo completo.

Agora, vamos dar um passo adiante neste tema e mostrar como aplicar Employer Branding nas empresas.

A parceria com agências especializadas em Comunicação Corporativa

Antes de tudo, a parceria com agências especializadas na aplicação do Employer Branding é essencial para garantir que o processo seja mais assertivo, dinâmico e rápido.

O apoio da agência de Comunicação Corporativa é crucial porque não basta apenas aplicar. É preciso monitorar, acompanhar e atualizar as ações de Employer Branding sempre.

É desta forma que a empresa certifica que o Employer Branding está consistente e alinhado com as expectativas dos seus talentos. Mais que isso: que a cultura organizacional está em sinergia com a missão e visão da empresa. E, consequentemente, a reputação da marca empregadora segue forte no mercado.

Obviamente, com um time de profissionais qualificados e experientes neste tema, tudo isso é executado de forma mais eficiente e ágil. Afinal, as agências de Comunicação Corporativa estão acostumadas a lidar com essa realidade e executar ações integradas, seja com o colaborador, seja com o público externo.

Por isso, se o seu objetivo é aplicar o Employer Branding, converse primeiramente com especialistas.

Além de prestar consultoria para marcas empregadoras, as agências de Comunicação desenvolvem todo o planejamento e execução do seu Employer Branding.

4 etapas para aplicar o Employer Branding na empresa

1- Análise da empresa

Primeiramente, é preciso fazer um diagnóstico da marca empregadora. Em outras palavras, consiste em entender a cultura organizacional, como ela é percebida pelos colaboradores e pelos potenciais candidatos. Assim como analisar como é a reputação da marca no mercado.

2- Definição do EVP – Employee Value Proposition (Proposta de Valor do Colaborador)

O EVP é elaborado por meio dos dados colhidos nas análises realizadas na etapa 1. No entanto, ele deve ser em sinergia com o institucional da marca empregadora.

Este material mostra a visão da empresa em relação à contratação e valorização dos seus profissionais e elencará os diferencias que promove.

Esses diferenciais podem ser os mais diversos, por exemplo:

  • Recompensas;
  • Benefícios personalizados;
  • Planos de carreira;
  • Cursos e treinamentos;
  • Inovação;
  • Políticas de trabalho;
  • Políticas de Diversidade & Inclusão;
  • Sustentabilidade;
  • Flexibilidade, entre outros.

3- Criação e manutenção da Comunicação Interna

Essa etapa é essencial para colocar o EVP em prática. Afinal, para que o Employer Branding seja percebido, ele precisa ser comunicado constantemente.

Desta forma, neste momento, são definidos os canais de comunicação interna que serão utilizados para comunicar, interagir e engajar os colaboradores.

Além disso, também são propostas as campanhas e ações internas, assim como treinamentos direcionados a reforçar o Employer Branding e garantir o alinhamento com a cultura.

4- Divulgação nos canais externos

Por fim, esta etapa consiste em escolher os canais nos quais deseja construir a reputação da marca no ambiente externo. Ou seja, mostrar para potenciais talentos todos os diferenciais que o seu público interno tem!

Além das redes sociais com destaque ao LinkedIn, há outros canais, como por exemplo:

  • portais de recrutamento;
  • sites de carreiras;
  • blogs segmentados;
  • canais de carreiras;
  • veículos de mídias, entre outros.

Esses meios são essenciais para fortalecer a imagem e reputação da marca no mercado.

Ter os próprios colaboradores falando da sua marca é crucial para criar esse posicionamento. Seu EVP é bom e percebível por eles? Então, possivelmente sua marca receberá muitas menções orgânicas em canais externos.

Neste caso, quando isso ocorre, essas pessoas são chamadas de Employers Love – ou seja, aqueles que são fiéis à marca, tendo uma forte conexão emocional com a empresa. Essa relação é tão forte que eles passam a ser embaixadores da marca, porém, de forma espontânea e gratuita.

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Agora que já listamos as etapas essenciais para aplicar o Employer Branding, é hora de dar o próximo passo. Ou seja, fortalecer a sua marca empregadora!

Na PressTexto Comunicação, estamos prontos para ajudar você a identificar oportunidades. Assim como desenvolver estratégias exclusivas para transformar sua marca em uma das mais desejadas para se trabalhar.  Além disso, ser mais competitiva!

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Por: Van Martins