Você conhece os diferentes tipos de Marketing que existem e sabe quais canais e métodos cada um utiliza? Anteriormente, explicamos que o Marketing tradicional é um conjunto de ações e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas de valor para clientes, parceiros e a sociedade em geral.

Por aqui, também já falamos do Marketing Interno, que é voltado para o engajamento dos colaboradores. Agora, vamos abordar um pouco sobre outros 10 tipos de variações desta ferramenta e entender como utilizá-los para cada etapa e estratégia do seu negócio. Confira:

Marketing Digital

Certamente, o Marketing Digital é um dos que você escuta falar constantemente. Como o próprio nome sugere, são ações voltadas ao espaço digital e podem ser executadas em diferentes canais online.

As estratégias são implantadas, medidas e analisadas em tempo real, tudo por meio de softwares de otimização, o que permite que você tenha uma visão do que está funcionando e pode ser melhorado ou cancelado, tornando a performance das ações mais assertiva.

Marketing de Influência

Outro tipo de Marketing que está cada vez mais em uso, sobretudo no meio digital, é o Marketing de Influência. Esse formato utiliza a imagem de alguma pessoa influente sobre potenciais compradores para divulgar a mensagem da marca em seu nome.

Os influenciadores podem ser celebridades, criadores de conteúdo, defensores da marca e até mesmo colaboradores. O importante é que o influenciador escolhido tenha sinergia com o público-alvo, produtos e valores da marca que você deseja divulgar.

Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento é feito por meio da comunicação da marca diretamente com o seu público. Ou seja, é a relação entre essas duas pontas.

Esse tipo de Marketing busca criar estratégias e táticas de segmentação de consumidores para conquistar a fidelização deles.

Neste caso, são utilizados banco de dados, publicidade comportamental e análises para segmentar com precisão e conhecer o público. Dessa forma, é possível personalizar estímulos ou mensagens de acordo com o interesse das pessoas.

Essa relação se dá em todos os ciclos da venda: o pré, no momento da venda e, principalmente, no pós-venda.

Marketing Viral

Por outro lado, há o Marketing Virial, que vem do tradicional Marketing “boca a boca”, termo também muito utilizado no mercado.

Esse formato é caracterizado pela criação de ações, peças ou campanhas com alto potencial de serem compartilhadas rapidamente por muitas pessoas ao mesmo tempo, fazendo com que haja um exponencial alcance da mensagem. É o dito “está na boca do povo”.

Marketing de Guerrilha

O Marketing de Guerrilha também amplia o nome da marca, mas, neste caso, é uma estratégia que foge totalmente do convencional, pois explora a criatividade para impactar o consumidor e proporcionar uma experiência única e memorável. Esse tipo de ação deve ser impactante, leve e divertida.

Mas, não menos importante, deve obter o máximo de resultados com recursos mínimos. Por isso, essas ações costumam ocorrer em locais com alto fluxo de pessoas, como em shoppings, praças ou locais públicos, mas também se aplica à internet. Assim, com o mesmo recurso é possível atingir diversas pessoas.

O termo “guerrilha” deriva de guerra justamente porque esses tipos de ações podem promover uma disputa entre as marcas concorrentes, como, por exemplo, uma ação que o Burguer King realizou em 2016, quando, durante o Halloween, a loja de Nova Iorque se fantasiou de fantasma de McDonald’s para “assustar” os clientes.

A marca usou lençóis grandes brancos com o nome do rival escrito em preto para tampar as fachadas da loja. Como resultado, a ação viralizou pelo mundo, aumentando o engajamento do Burguer King por todos os cantos.

Marketing de Conteúdo

Recentemente, o Marketing de Conteúdo passou a ser uma das principais apostas para atrair a atenção e envolvimento do público-alvo.

Essa ferramenta consiste em criar conteúdo valiosos, com qualidade e relevância para atingir o público-alvo e gerar valor ao cliente.

O Marketing de Conteúdo gera mais aderência e vínculo emocional com a marca e enriquece a jornada no funil de vendas. Exemplos desse tipo de Marketing são e-books, palestras, webinars, postagens em blogs, entre outros.

Marketing de palavras-chaves

Em conexão com o tópico anterior, o Marketing de palavras-chaves serve para construir uma mensagem com palavras-chaves e frases com as quais os usuários buscam produtos ou serviços na internet.

Logo, o Marketing de palavras-chaves mostra quais os temas serão relevantes para atrair o interesse do público-alvo. Quanto mais as palavras-chaves são segmentadas, mais chances de a ação impactá-lo.

Por isso, esse tipo de Marketing tem a capacidade de alcançar as pessoas certas, com a mensagem certa e no momento certo.

Outbound Marketing

O Outbound Marketing é muito associado ao Marketing tradicional, pois a marca vai atrás do cliente, tenta impactá-lo por canais tradicionais, como TV, rádio, publicidade em displays etc. Assim, a estratégia é bem utilizada para influenciar a consciência da marca e a preferência do consumidor.

No entanto, não se limita aos canais físicos, já que no ambiente digital há os formatos de banners digitais, vitrines, displays de anúncios em Youtube e redes sociais diversas.

Cabe ressaltar que o Outbound Marketing tem o potencial de alcançar muitas pessoas ao mesmo tempo, porém, não significa que terá o mesmo sucesso na conversão. Afinal, o público-alvo pode ser impactado pela mensagem, mas não ter interesse, naquele momento, de envolver-se. Um exemplo disso são os anúncios no Youtube, que entram no meio do vídeo.

Por isso, uma boa estratégia e planejamentos são essenciais para mapear os gastos e os objetivos da campanha, que deve ser criativa para prender a atenção do púbico desde o instante inicial.

Inbound Marketing

Por fim, chegamos no Inbound Marketing que, ao contrário do tópico anterior, é o cliente que vai até a marca. Mas, certamente, ele não a encontra em vão. Pelo contrário, são as ações do Inbound – estratégias voltadas às vendas – que promovem esse encontro.

Para isso, o Inbound Marketing entrega informações valiosas e soluções para resolver os problemas e dores do público-alvo e construir confiança e fidelidade com a marca. Note que é muito parecido com o Marketing de Conteúdo, porém, o que diferencia é que o Inbound utiliza a relevância do conteúdo para converter vendas.

O início do contato do consumidor ocorre em vários canais digitais, como e-mail, eventos, conteúdo em blog, redes sociais, e web design. O envolvimento com as comunicações é o que transforma esse consumidor em lead, e, posteriormente, em um potencial clientes da marca.

Você já conhecia todos esses tipos de Marketing? Qual deles você costuma usar nas suas estratégias?

Tipos de Marketing na agência PressTexto

Na Presstexto, nós trabalhamos com esses e muitos outros tipos de Marketing. Os mais predominantes na nossa agência são: Marketing Tradicional, Digital, Interno e de Conteúdo.

No entanto, é frequente que para um mesmo cliente a gente desenvolva campanhas com formatos distintos. A definição se dá pela etapa que o negócio está e o objetivo que a marca deseja alcançar.

Dessa forma, nosso time pode propor ações disruptivas para impactar o público-alvo em Marketing de Guerrilha, por exemplo. Assim como apresentar uma campanha de Marketing de Influência em parceria com alguma personalidade que agregará valor e impacto positivo à marca.

Para essas e outras soluções, a Press tem largo domínio, afinal, estamos no mercado desde 1994 e somos reconhecidos pela excelência em Comunicação. Em especial, atuando em Marketing, Marketing Digital, Marketing Interno, Assessoria de Imprensa e Eventos.

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Nossa agência atende empresas de diferentes portes e ramos. Como Pirelli, Birlasoft, Bloomin’ Brands Brasil (redes Outback, Abbraccio, Aussie Grill), Dasa (maior rede de saúde integrada do Brasil), Fran’s Café, entre outros.

Ficou interessado em saber como podemos criar ações em diferentes tipos de Marketing para você e o seu negócio? Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp (11) 2694-1142 ou presstexto@presstexto.com.br. Vamos adorar colocar nossa criatividade em campo com a sua marca.

Por: Van Martins