Dezembro Laranja é um assunto novo a você? Esse é o mês de prevenção e combate ao câncer de pele! A data não é aleatória, afinal, estamos entrando no verão, momento de curtir muita praia, piscina, parques e passeios ao ar livre.

Por isso, é importante reforçar os cuidados com a pele, pois a alta exposição solar pode provocar o tipo de câncer mais frequente no Brasil: o de pele.

Em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) criou a campanha Dezembro Laranja. O intuito é prevenir e conscientizar sobre a doença, que corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país (Instituto Nacional do Câncer – INCA).

Ou seja, supera os casos de câncer de mama e de próstata, que também têm suas campanhas de conscientização – o Outubro Rosa e Novembro Azul – respectivamente. Em comum, todas as iniciativas podem ser feitas por órgãos públicos, não governamentais, pela sociedade civil e, principalmente, por empresas privadas.

Quanto mais o tema for abordado, melhor para a vida e para a saúde de todos. Afinal, ao intensificar a campanha Dezembro Laranja estamos aumentando o combate ao câncer de pele.

Importância do Dezembro Laranja nas empresas

Atualmente, cada vez mais as pessoas buscam se envolver com marcas que estão comprometidas em causas de impacto social e que priorizam o bem-estar e a saúde dos colaboradores. Desse modo, ao levar a campanha do Dezembro Laranja para a empresa, há dois ambientes favorecidos.

Ambiente interno: os colaboradores notam a preocupação da marca com a saúde e vida de todos. Essas ações internas fazem com que eles se sintam valorizados, acolhidos e percebidos pela companhia.

Ambiente externo: o público geral nota o comprometimento social e responsável da empresa com o tema. Por usa vez, isso aumenta a reputação e credibilidade da marca no mercado.

Sendo assim, falar sobre o Dezembro Laranja é uma ação que sua marca só tem a ganhar. Veja alguns pontos sobre a doença:

Fatores de risco do câncer de pele

  • Pessoas de pele clara, olhos claros, albinos ou sensíveis à ação dos raios solares
  • Que tenham história pessoal ou familiar deste tipo de câncer
  • Pessoas com doenças cutâneas prévias
  • Também pessoas que trabalham sob exposição direta ao sol
  • Exposição prolongada e repetida ao sol
  • Exposição a câmeras de bronzeamento artificial

Sintomas do câncer de pele

  • Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor
  • Feridas que não cicatrizam em quatro semanas

Como prevenir o câncer de pele

  • Usar filtro solar com fator mínimo de proteção 15
  • Reaplicar o filtro solar a cada duas horas
  • Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h
  • Utilizar óculos de sol com proteção ultravioleta (UV)
  • Usar roupas que protegem o corpo
  • Usar chapéus de abas largas, sombrinhas e guarda-chuvas

Dicas para fazer o Dezembro Laranja nas empresas

Se você ainda não fez nenhuma campanha de Dezembro Laranja na sua empresa, confira essas dicas que preparamos para você.

Mas, antes de executá-las, lembre-se que o foco da ação do Dezembro Laranja deve ser pautado em compartilhar informações sobre o câncer de pele e apresentar medidas que qualquer pessoa possa adotar no dia a dia para evitar a doença.

Dados oficiais câncer de pele

A primeira coisa a se fazer é coletar todos os dados oficiais e atualizados sobre o câncer de pele.

Para isso, consulte órgãos públicos ou confiáveis sobre o tema, como por exemplo, o INCA, o Ministério da Saúde e a própria SBD, citada anteriormente.

Comunicação clara para todos

Após obter todas os dados para a campanha Dezembro Laranja é hora de transformá-los em informação.

Neste passo, verifique quais dados agregam valor para as pessoas e como comunicar tudo isso em uma linguagem que todos entendam. Evite usar termos muito técnicos, pois isso pode criar confusão ou fazer o tema parecer chato.

Canais de divulgação

Para informar a todos os colaboradores da empresa sobre o Dezembro Laranja é importante escolher os canais de comunicação a serem utilizados.

Cada empresa tem as suas particularidades, mas e-mails corporativos e peças físicas, como cartaz e banners, têm bom desempenho de impacto, porque são canais que fazem parte do dia a dia de todos. Mas, não se limite a eles! Quanto mais opção você obter, melhor para propagar a campanha. Confira aqui uma lista com 10 diferentes ferramentas de Comunicação para a sua empresa.

Ações de conscientização

Quanto ao envolvimento e engajamento dos colaboradores, o ideal é pensar em ideias que possam atrair a atenção e participação de todos. Confira algumas opções:

  • palestras com especialistas
  • café da manhã temático
  • rodas de conversa com quem já superou o câncer
  • ações culturais (vídeos, livros, filmes etc.) sobre o tema
  • dinâmicas em grupo
  • quizzes entre outros desafios interativos.

Brindes personalizados

Conectado a tudo o que passamos, oferecer brindes personalizados do Dezembro Laranja à equipe pode estimular a participação de todos. Esses brindes podem fazer parte dos desafios ou das ações que citamos anteriormente.

Neste caso, a proposta dos brindes deve estar alinhada com o tema. Por exemplo: um kit de verão, com sacola, protetor solar, óculos de sol, chapéu e toalhas personalizadas com o nome da sua empresa e a identidade da campanha Dezembro Laranja.

Com as dicas dadas, agora é hora de planejar e executar a sua campanha Dezembro Laranja na empresa e ajudar a combater o câncer de pele. Mão na massa!

Como contratar agência para criar campanhas da minha empresa?

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Nosso time está no mercado desde 1994 e trabalhamos com o planejamento, desenvolvimento e criação de campanhas e ações corporativas em diferentes áreas. Como por exemplo: Comunicação Interna, Marketing, Marketing Digital, Assessoria de Imprensa, Eventos, entre outros.

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