Empresas, federações, clubes, atletas… Aos poucos, cada vez mais pessoas descobrem o potencial do marketing esportivo. Por ser uma área relativamente nova e ainda pouco explorada no Brasil, ela apresenta ótima capacidade de expansão e excelentes oportunidades de negócio.

E, quando falamos oportunidades, estamos falando para todos os tamanhos de empresas, viu? Pequenas, médias e grandes. Com uma estratégia bem formulada, é possível conectar a marca ao esporte, gerar mídia e engajar colaboradores com diferentes níveis de investimento.

Com a chegada das Olimpíadas de Paris, que começam dia 26 de julho, as oportunidades ficam ainda mais evidentes. Bora entender um pouco mais sobre o tema?

O que é marketing esportivo?

O marketing esportivo é a parte do marketing que utiliza o esporte em suas estratégias. Ou seja, estamos falando do marketing com o objetivo de gerar oportunidades de negócio que envolvam clubes, marcas e equipamentos esportivos, atletas etc.

Naturalmente o esporte tem valores positivos, como saúde, superação, respeito, integração, entre outros. Portanto, o marketing esportivo procura atrelar esses valores aos patrocinadores, às marcas e às empresas.

Além disso, o público que assiste o esporte como entretenimento é mais receptível às estratégias de marketing, que para outros pode parecer chato e invasivo.

Ferramenta poderosa durante as Olimpíadas

Inegavelmente, durante eventos de grande visibilidade, como as Olimpíadas, o potencial do marketing esportivo cresce, oferecendo oportunidades únicas para empresas engajarem tanto seu público interno quanto externo.

Ao utilizar estratégias bem planejadas, as empresas podem não apenas aumentar sua visibilidade e fortalecer sua marca, mas também promover um ambiente de trabalho mais saudável e engajado.

Para isso, sem dúvida, a chave está no alinhamento dos valores do esporte com os valores da marca para criar conexões autênticas e memoráveis com os diferentes estilos de público.

Marketing esportivo para engajamento interno nas Olimpíadas

Nas ações internas, se o marketing esportivo for bem utilizado, ele será uma ferramenta eficaz para promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores e criar um senso de pertencimento e comunidade dentro da empresa.

Estratégias criativas podem e devem ser usadas durante esse período, como por exemplo:

  • Competições internas e desafios: Que tal organizar torneios internos ou desafios de bem-estar inspirados nas modalidades olímpicas? Isso pode incluir desde uma maratona de passos, campeonatos de esportes como futebol, vôlei ou basquete, até gincanas e atividades recreativas.
  • Transmissões ao vivo: Criar espaços na empresa para a transmissão ao vivo das competições olímpicas ajuda a criar um momento de descontração servindo como um ponto de encontro para os colaboradores torcerem juntos e reforçar o espírito de equipe.
  • Programa de recompensas: Uma boa opção também é implementar programas de recompensas baseados na participação em atividades esportivas ou desafios. Os prêmios podem variar: camisetas, garrafas ou até mesmo ingressos para eventos esportivos.
  • Workshops e palestras: Atletas, ex-atletas ou especialistas em saúde e bem-estar podem falar sobre a importância do esporte, compartilhar experiências e histórias inspiradoras e motivacionais e dicas sobre como incorporar hábitos saudáveis no dia a dia.

Marketing esportivo para engajamento externo nas Olimpíadas

Por outro lado, externamente, as Olimpíadas disponibilizam oportunidades para serem utilizadas com o objetivo de aumentar a visibilidade da marca, fortalecer a imagem corporativa e se conectar com o público de forma mais profunda e emocional. Confira algumas estratégias:

  • Campanhas publicitárias temáticas: Pode incluir comerciais de TV, anúncios em redes sociais e conteúdos patrocinados que celebrem o espírito dos Jogos Olímpicos e a conexão da marca com o esporte.
  • Promoções e concursos: Criar promoções e concursos que incentivem o público a participar e interagir com a marca durante as Olimpíadas é outra boa estratégia. Já que é possível usar sorteios de produtos autografado por atletas, concursos de fotos temáticas ou desafios online com temática esportiva.
  • Engajamento nas redes sociais: Para engajar as redes, é possível fazer cobertura em tempo real, entrevistas com atletas patrocinados, quizzes e desafios interativos, além de incentivar o uso de hashtags específicas para aumentar a visibilidade e o engajamento.
  • Eventos e experiências: Organizar eventos presenciais ou virtuais que permitam ao público vivenciar o espírito olímpico. Incluindo, por exemplo: Sessões de autógrafos com atletas, exibições públicas de eventos olímpicos ou até mesmo experiências de realidade virtual que simulem a participação em esportes.

Direitos autorais durante as Olimpíadas

Caso você queira falar sobre os Jogos Olímpicos em 2024, é preciso pensar de forma criativa, pois o Comitê Olímpico Internacional (COI) tem uma série de restrições para as marcas que não são patrocinadoras do evento.

As proibições são muitas, então trouxemos algumas só para exemplificar:

  • Não é permitido usar palavras ou frases registradas das Olimpíadas, como: Olímpico, Time Brasil, Em busca do Ouro, Paralímpico, Olimpíada, Paraolimpíada, etc;
  • É proibido usar hashtags que incluam marcas registradas das Olimpíadas, como #TimeBrasil ou #Paris2024;
  • Não é permitido usar o logotipo oficial das Olimpíadas.

Lembre-se: Os Jogos e os logotipos são protegidos legalmente, mas momentos e experiências não são!

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Por: Gabriel Prince