A campanha Outubro Rosa 2022 começou e, a partir de agora, vamos compartilhar um planejamento estruturado e algumas peças de comunicação para quem deseja ativar a ação de combate ao câncer de mama nas empresas ou nas redes sociais.

Essa iniciativa faz parte da Campanha Outubro Rosa – Juntos pela Prevenção, que é idealizada pela PressTexto para fortalecer a importância do diagnóstico precoce na detecção e cura da doença.

Conforme revelamos anteriormente, pela primeira vez em nossos 28 anos de atuação no mercado vamos divulgar uma estratégia de comunicação aberta ao público e qualquer pessoa poderá acessar informações, peças editáveis e personalizadas e estrutura de ativação da campanha.

Além disso, vale lembrar que daremos suporte online para quem estiver com dúvidas em como ativar o Outubro Rosa. O atendimento será realizado via e-mail (presstexto@presstexto.com.br) ou pelo chat do nosso Instagram @presstexto. Nosso time estará disponível de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Os conteúdos serão disponibilizados em cada segunda-feira de outubro, de hoje (03/10) até 24/10. Para saber mais detalhes, confira o texto completo no nosso blog.

Outubro Rosa na prática

Primeiramente, para fazer a campanha é essencial aprofundar sobre o tema do Outubro Rosa para reunirmos elementos e argumentos para construir todas as peças de comunicação e levar informações relevantes e com qualidade ao público.

Nesta etapa, busque dados em sites confiáveis, como o Instituto Nacional do Câncer e o Ministério da Saúde e de entidades respeitadas que atuam no combate ao câncer de mama, como é o caso do Instituto Protea.

Com as informações você terá uma base dos conteúdos que poderá levar ao seu público-alvo, transmitindo conhecimento sobre um tema delicado, de saúde pública e que precisa ser difundido pela sociedade. Veja um resumo com os principais dados do Outubro Rosa.

O que é Outubro Rosa?

Outubro Rosa é uma campanha mundial que ocorre desde 1990 com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce contra o câncer de mama. No entanto, recentemente, também passou a abranger o câncer de útero.

A campanha busca compartilhar informações para reduzir a taxa de mortalidade pela doença, como dados preventivos, cuidados com a saúde, autoexame e também abre espaço para lutar pela assistência médica e suporte emocional às pacientes.

Como surgiu o Outubro Rosa?

O mês de outubro começou a ser identificado como o período de combate ao câncer de mama em 1986 pela Fundação Susan G. Komen – maior entidade de combate à doença no mundo. No entanto, foi só em 1990 que o laço rosa passou a ser símbolo da causa.

Isso ocorreu em Nova Iorque, na Primeira Corrida pela Cura organizada pela Fundação, que distribuiu os laços aos participantes do evento. Após 1997, outras entidades norte-americanas começaram a realizar ações de conscientização e combate à doença. E, então, o nome Outubro Rosa passou a identificar a causa internacionalmente.

No entanto, no Brasil a campanha só começou a ser realizada em 2002. A primeira ação foi a iluminação, em tom de rosa, do Obelisco do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença que causa a multiplicação anormal das células da mama que, posteriormente, forma um tumor maligno, com chances de invadir outros órgãos do corpo.

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns podem se desenvolver lentamente e, outros, mais rapidamente. Porém, quanto identificado precocemente, as chances de cura chegam a 95%, conforme aponta o Instituto Protea.

Câncer de mama em homens

O câncer de mama também pode atingir os homens, mesmo sendo raro, visto que neste público a predominância é de apenas 1% do total de casos da doença.

Importância do Outubro Rosa

Abordar o tema e levar a conscientização contra o câncer de mama é uma das principais ações para reduzir a alta taxa de mortalidade pela doença.

Em números, estamos falando de 17.825. Esse foi o total de mulheres que morreram em decorrência do câncer de mama em 2020 (Atlas de Mortalidade por Câncer). Isso significa que por dia são 48 mortes, sendo 2 vidas perdidas a cada hora.

Quanto mais as pessoas obterem informações sobre a doença, sobre prevenção e como realizar o diagnóstico precoce, mais vidas são preservadas. Este é o nosso objetivo: conscientizar sobre a prevenção para combater o câncer de mama.

Execução da campanha Outubro Rosa

Até aqui você já teve uma visão geral de o que é o Outubro Rosa, como surgiu, o que é o câncer de mama, a importância do Outubro Rosa e alguns dados iniciais.

Agora é o momento de colocar tudo isso em prática na sua campanha de comunicação. Para isso, preparamos os primeiros materiais de divulgação.

As peças são editáveis. Ou seja, você pode alterar os textos, fotos e incluir o logo da sua empresa, se desejar. Analise todos os materiais e veja quais se aplicam à sua realidade.

Kit de peças Outubro Rosa 2022

As peças de comunicação estão disponíveis aqui. Para baixar os materiais, clique neste link e em seguida siga esse caminho: Arquivo > Fazer uma cópia. Com isso, você baixará os documentos em seu computador e conseguirá fazer as edições com os seus dados ou da sua marca.

No link há as seguintes peças para serem utilizadas nos seguintes canais:

  • 1 fundo de perfil: Instagram, WhatsApp, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok, Youtube
  • 2 máscaras de perfil: Instagram, WhatsApp, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok, Youtube
  • 4 cards editáveis: Instagram, WhastApp, Facebook, Twitter, Linkedin
  • 4 stories editáveis: Instagram, WhatsApp, Facebook e TikTok
  • 1 Tela de fundo de reunião: ativação Teams
  • 1 Wallpaper: notebook e computadores

Cronograma de ativação

Por fim, chegou o momento de criar o calendário de ativação para fazer a publicação de forma planejada e estratégica da campanha Outubro Rosa. Veja uma sugestão:

  • 03/10: Alteração de fundo de perfil nas redes sociais
  • 04/10: Card e Story Lançamento campanha Outubro Rosa
  • 05/10: Fundo Teams e Wallpaper
  • 06/10: Card e Story O que é e como surgiu o Outubro Rosa?
  • 07/10: Divulgação das máscaras de perfil
  • 08/10: Card e Story – Importância do Outubro Rosa

Nesta proposta consideramos ativações diferentes em todos os dias, mas você também pode padronizar sua periodicidade com intervalos entre as datas. Há uma ordem linear da campanha, que inicia com um pequeno teaser (a troca do fundo de perfil) e, posteriormente, os conteúdos são introduzidos gradativamente.

Além disso, você pode utilizar as ferramentas interativas que as plataformas digitais oferecem para gerar mais engajamento com o público. Neste caso, há opções como fazer perguntas, quiz, abrir caixa de perguntas, entre outros.

Tenha sempre em base nosso material informativo (ou busque novos dados) para construir os conteúdos que serão veiculados nos seus cards e demais peças. Uma dica é usar uma chamada curta e atrativa nos cards e elaborar a legenda com mais profundidade no assunto.

Agora basta colocar em prática e aguardar os novos conteúdos e peças de divulgação que vamos compartilhar na próxima segunda-feira dando sequência na nossa campanha Outubro Rosa 2022. Mãos na massa!

Sobre a PressTexto

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Por: Van Martins