Você sabia que 81% dos brasileiros adotam hábitos sustentáveis sempre ou na maioria das vezes? Esse dado da Confederação Nacional da Indústria (CNI) é o pontapé para falar sobre a sustentabilidade.

Sustentabilidade, cabe esclarecer, é um conjunto de ações que visam garantir o desenvolvimento equilibrado no campo social, ambiental e econômico. Ser sustentável é ser responsável com as ações e uso dos recursos.

Em outras palavras, é satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. Ou seja, é uma prática eficiente e direcionada a longo prazo!

A pesquisa da CNI mostra uma forte mudança no comportamento das pessoas. Aliás, elas estão mais conscientes das suas atitudes, consumo e escolhas. Mais que isso: entendem o impacto que suas ações hoje podem causar no futuro do planeta amanhã.

Se sua empresa ainda não tem práticas de sustentabilidade, é hora de começar a mudar isso. Neste artigo, vamos trazer dados que endossam o quanto os novos comportamentos da sociedade exigem que empresas criem mudanças em suas gestões, marcas, produtos e serviços. Confira:

Novos hábitos de consumo mais consciente

Você imaginaria que 95% dos brasileiros priorizam produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis?

E não para por aí! Cerca de 64% afirmam que deixaram de consumir uma marca ou frequentar um estabelecimento em razão da empresa ou seus funcionários não terem tido um comportamento ético. Esses dados são de uma pesquisa de 2023, da Associação Paulista de Supermercados (APS).

Os números mostram a força da consciência sustentável das pessoas. Aliás, cabe enfatizar que a geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) tem a sustentabilidade como fator decisivo em suas compras.

Isso foi comprovado em um estudo da FirstInsight. A entidade revelou que 62% da Geração Z prefere comprar de marcas sustentáveis. Ao mesmo tempo, 73% estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis.

Esse comportamento pressiona uma mudança no mercado, provocando as empresas, produtos e serviços a serem mais sustentáveis e ecologicamente corretos.

Consequentemente, você já deve ter se deparado com pessoas que têm essa preocupação. Veja alguns exemplos:

Hábitos sustentáveis no comportamento dos brasileiros

  • Em casa: Realiza descarte correto de lixo, economiza de água e energia elétrica, reduz o uso de embalagens plásticas, reusa água e materiais recicláveis
  • Consumo: Tem preferência por produtos veganos, orgânicos, que não são testados em animais, por marcas que têm atitudes éticas e sustentáveis claras
  • Estilo de vida: Opta por transporte público, caronas compartilhadas, carros elétricos, bicicletas ou outros modais menos agressivos ao meio ambiente
  • Trabalho: Preferência por atuar em empresas que adotem políticas de sustentabilidade, por companhias comprometidas com causas ambientais, animais ou que tenha políticas de diversidade e inclusão.

O papel sustentável é responsabilidade de todos

As práticas sustentáveis não devem ocorrer apenas pelo comportamento da sociedade em si. É crucial entendermos a gravidade em relação à escassez dos recursos naturais, que são limitados e insuficientes para atender à capacidade humana. A sustentabilidade é uma das formas de despertar essa conscientização.

Dessa forma, é claro: todos devemos ser sustentáveis. Desde indivíduos, comunidades, entidades públicas, não governamentais e empresas privadas.

Aliás, as companhias estão cada vez mais preocupadas com esse tema, conforme explica Catherine Weetman, no livro Economia Circular.

“Os novos consumidores impõem grandes desafios e os líderes empresariais expressam profunda preocupação com a volatidade dos custos de muitos recursos, inclusive básicos, como água, alimentos, metais e energia”.

Por que ser sustentável?

Uma forma de sintetizar a importância da sustentabilidade é relacionar a demanda x consumo.

Por exemplo: de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial já superou 8 bilhões de pessoas em 2022. Além disso, até 2030, o número deve atingir 8,5 bilhões e 9,7 bilhões em 2050.

No entanto, a alta populacional gera o aumento no consumo, na renda e na expansão das cidades – a urbanização, que também causa grandes impactos. Neste ponto, ainda de acordo com a ONU, em 2023, havia 735 milhões de pessoas no mundo passando fome. A saber: 21 milhões apenas no Brasil.

Catherine Weetman também traz esse alarde na Economia Circular: “A demanda está superando a oferta, acarretando muitos problemas de pobreza, fome, acesso à água potável e saneamento”.

Nessa mesma linha, a ONU vê a situação bem complexa e multidimensional. Isso porque, além do impacto na pobreza, esse crescimento acarreta diversos fatores, como mudanças climáticas e sociais. Com efeito, implica na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

ODS, cabe destacar, é um pacto global com 17 objetivos interconectados voltados aos desafios de desenvolvimento enfrentados pelos países, como combate à pobreza, proteção do meio ambiente, redução da desigualdade, acesso à paz e de prosperidade, entre outros. A meta é alcançar os objetivos até 2030.

Da complexidade para a prática sustentável: empresas nacionais são destaques mundiais

Como vemos, a preocupação com a sustentabilidade está cada vez mais presente em todos os agentes da sociedade.

Se de um lado os indivíduos estão mais conscientes, por outro as empresas também estão mais engajadas em ESGEnvironmental, Social and Governance (ou Ambiental, Social e Governança, em português) e levando a sustentabilidade – alinhada com o ODS – para o centro dos seus negócios.

Como resultado, temos 27 empresas brasileiras presentes no S&P Global – Anuário de sustentabilidade 2024. O ranking, cabe destacar, avalia o engajamento corporativo mundial em relação a temáticas ESG. Só para exemplificar, a Klabin, O Boticário, Banco do Brasil e Lojas Renner são alguns dos destaques nacionais.

Aliás, O Boticário divulgou, no último dia 16 de maio, o seu relatório de ESG de 2023. A companhia destacou os resultados já obtidos no programa intitulado “Compromissos para o Futuro”. Mas, sobretudo, evidenciou os próximos passos em diferentes frentes, como clima, biodiversidade, inclusão e diversidade, entre outros. Todos também alinhados com o ODS, da ONU.

Da mesma forma, o Banco do Brasil também tem esse compromisso com o ODS. O banco foi eleito pela quinta vez o banco mais sustentável do mundo.

Aliás, a estatal se destacou entre 7 mil empresas de capital aberto e receita bruta acima de 1 bilhão de dólares. A avaliação foi obtida pela Corporate Knigths. Entre critérios, a entidade avalia indicadores ambientais, econômicos e sociais relacionados a investimentos em sustentabilidade, diversidade e promoção de descarbonização.

Práticas de sustentabilidade em micro, pequenas e médias empresas

Ao ver cases de grandes marcas, muitos gestores de micro, pequenas e médias empresas podem assimilar que a sustentabilidade é algo distante de suas realidades.

Contudo, isso é um equívoco. Há diferentes práticas de sustentabilidade desde ações econômicas, ambientais e sociais.

Isso pode ser feito de diferentes formas, como por exemplo:

  • Optar por comprar máquinas e equipamentos mais econômicos e menos poluentes;
  • Adotar a digitalização de documentos, reduzindo, assim, a impressão de papéis;
  • Separar e reaproveitar resíduos – como instalar pontos de coleta seletiva;
  • Fazer uso eficiente da energia – como usar sensores de presença, lâmpadas com baixo consumo, ajustes de temperatura do ar condicionado;
  • Economizar água – como usar torneiras inteligentes, fazer sistema de reuso, usar redutores de pressão de água;
  • Diminuir uso de descartáveis – priorizar o uso de canecas e garrafas de água individuais;
  • Ter política de diversidade e inclusão – em diferentes frentes, como de gênero, de raça, classe social;
  • Promover o bem-estar de todos – com por exemplo, ações voltadas à saúde física, mental e emocional dos colaboradores;
  • Apoiar iniciativas alinhadas com o propósito e posicionamento da marca – como causas de pauta ambiental, de gênero, raça, animal, da mulher, crianças, saúde, entre outros.

Esses são exemplos simples de práticas de sustentabilidade para qualquer empresa.

Porém, para alcançar os resultados, é importante estabelecer metas e acompanhar a evolução delas. Deste modo, tudo deve ser planejado e alinhado com todas as áreas da empresa. E claro, precisamos criar em um plano de comunicação para levar a mudança a todos.

Por fim, incentivamos que as pessoas adotem as mesmas condutas sustentáveis. Afinal, é por meio da ação coletiva que alcançamos as metas sustentáveis.

Práticas de sustentabilidade da PressTexto

Para nós, Presstexto, a prática da sustentabilidade está na essência da nossa marca. Exemplo disso é nossa equipe plural e diversa. Além disso, também temos uma jornada flexível, que promove o bem-estar e equilíbrio. Todavia, nossas ações sustentáveis vão além!

Em relação à redução de recursos, temos iniciativas  como:

  • Não utilizamos materiais descartáveis na nossa sede;
  • Nossos documentos são digitalizados;
  • Fazemos coleta seletiva de resíduos;
  • Todos temos garrafas de água e canecas individuais;
  • Fazemos uso eficiente de energia elétrica.

Apoios em diferentes causas:

Por outro lado, fora de casa, somos comprometidos com diferentes causas que apoiamos há longos anos. Na página Quem Apoiamos, há diversas causas com as quais contribuímos. Como por exemplo:

  • Saúde da Mulher – Instituto Protea;
  • Meio Ambiente  – Greenpeace;
  • Saúde – Médicos sem Fronteiras;
  • Inclusão Social – Rádio Conectados.

Práticas de sustentabilidade extras:

Naturalmente, também ativamos outras práticas de sustentabilidade conforme novas necessidades surjam.

Esse é o caso da recente ação voluntária que nosso CEO, Ricardo Pinheiro, realizou em prol das vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul.

Antes de tudo, o gestor incentivou a doação de roupas de mergulho para envio às equipes de resgate. Além disso, ainda deu o exemplo, doando seis roupas próprias. Tudo foi publicado perfil dele no Instagram.

Em seguida, ele também se uniu a amigos e fez uma campanha para arrecadar dinheiro. Dessa vez, o foco foi comprar água e itens de higiene pessoal para as famílias de Porto Alegre. Por fim, a ação ganhou apoio do time Press e teve resultados compartilhados na rede do gestor.

Pratique a sustentabilidade na sua empresa

Chegou até aqui? Então é sinal de que você conseguiu entender que as práticas de sustentabilidade não podem ser ignoradas.

Desse modo, é provável que você também se sinta desafiado a levar as ações sustentáveis para dentro da sua empresa. No entanto, pode ser que surjam muitas dúvidas em como adotar essa nova prática.

Não se preocupe. Ao longo dessa jornada, você pode contar com a PressTexto para ajudar a construir boas práticas de sustentabilidade para a sua marca. Seja ela uma micro, pequena ou grande empresa. Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e saiba como podemos te ajudar neste processo!

Por: Van Martins