A prevenção no Outubro Rosa deve ser explorado em todas as comunicações, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 95%.

O Outubro Rosa, ação anual de prevenção e combate ao câncer de mama, está ganhando cada vez mais espaço nas empresas, mídias e sociedade. A divulgação sobre o que é a campanha Outubro Rosa, os dados e a importância do diagnóstico precoce ajudam a aumentar o número de mamografias pelo Brasil.

Prova disso é que nos meses de outubro, novembro e dezembro o Sistema Único de Saúde (SUS) tem uma expressiva alta na realização de mamografias, com índices de 33%, 39% e 22%, respectivamente. Isso foi comprovado pela pesquisa internacional Does Pink October really impact breast cancer screening – realizada de 2017 a 2021 e divulgada no Diário de Goiás.

Esses dados mostram o poder da comunicação como ferramenta para combater o câncer de mama. Nós acreditamos nesse potencial e, por isso, lançamos a Campanha Outubro Rosa – Juntos pela Prevenção. Nesta iniciativa, distribuímos gratuitamente informações e peças de divulgação para que pessoas ou empresas possam utilizá-las em seus canais e fortalecer a importância do diagnóstico precoce para todos.

No primeiro post da nossa campanha, falamos sobre o que é o Outubro Rosa, como surgiu e a importância da data. Além disso, compartilhamos as primeiras peças editáveis da campanha e uma sugestão de cronograma de ativação. Agora, nesta segunda semana, vamos enfatizar na prevenção ao câncer de mama. Para isso, destacaremos os principais dados sobre a doença, informações sobre o diagnóstico precoce, sintomas e como realizar o autoexame. Confira.

Dados do câncer de mama no Brasil e no mundo

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2020 foram estimados cerca de 2,3 milhões de casos novos de câncer de mama em todo o mundo. Isso equivale a cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.

Além disso, a taxa de mortalidade foi 11,84 óbitos a cada 100 mil mulheres. Neste período foram 684.996 óbitos, ou seja, 15,5% das mortes por câncer em mulheres (dados da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer -IARC).

Já em esfera nacional, a estimativa é que em 2022 o Brasil tenha 66.280 novos casos da doença. Portanto, a cada 100 mil mulheres, 61,61 terão o diagnóstico. Outro dado alarmante: é o tipo de câncer que mais mata as brasileiras. Por dia, 42 mulheres morrem por câncer de mama no país (são quase 2 mortes por hora).

Diagnóstico precoce contra o câncer de mama

O diagnóstico precoce é uma estratégia que contribui para a redução das taxas de mortalidade do câncer de mama,  já que quando a doença é identificada em fase inicial as chances de cura são de até 95%, conforme destaca o Instituto Protea.

Quando falamos em diagnóstico precoce, reforçamos a importância da realização do autoexame no reconhecimento dos sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama.

Assim, qualquer anormalidade identificada acenderá o alerta para procurar assistência médica e investigar o caso. Neste momento é que entra a mamografia, que é o exame padrão para rastreamento e identificação do câncer.

Quais são os sintomas do câncer de mama?

Antes de falarmos sobre o autoexame, vamos conhecer alguns dos sintomas que devem ser analisados nele:

  • Caroço (nódulo) – geralmente endurecido, fixo e indolor
  • Pele da mama avermelhada ou áspera – parecida com casca de laranja
  • Alterações no bico do peito (mamilo)
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos
  • Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas)
  • Afundamento do mamilo
  • Veia crescente da mama
  • Enrijecimento da mama

Como realizar o autoexame contra o câncer de mama?

Ciente de alguns dos principais sintomas, agora é importante saber como realizar o autoexame do câncer de mama. No site do Instituto Protea há ilustrações que explicam como deve ser realização. A entidade destaca que o recomendável é fazê-lo uma vez por mês, de 5 a 7 dias depois da menstruação (ou um dia fixo para quem não menstrua). Confira o passo a passo:

Autoexame no espelho

  • Observe os dois seios com os braços abaixados, depois coloque as mãos na cintura e faça força, em seguida coloque as mãos atrás da cabeça. Veja se há algo fora do comum com os seios.
  • Verifique se ocorre achatamento, saliência, enrugamento, vermelhidão, aspereza ou sensação de dureza.
  • Observe o tamanho, posição e forma do mamilo, pressione-o levemente e veja se sai alguma secreção.

Autoexame no banho

  • Com a pele ensaboada, eleve o braço direito e pressione suavemente a mama com os dedos da mão esquerda, fazendo uma espiral da axila até o mamilo.
  • Observe a presença de nódulos ou endurecimento.
  • Faça o mesmo com a mama esquerda.

Autoexame deitada

  • Coloque um dos braços atrás da cabeça e com a outra mão apalpe levemente a mama em formato espiral, da axila ao mamilo.
  • Observe engrossamento ou pequenas protuberâncias na pele.
  • Faça o mesmo na outra mama.

Em caso de ocorrência de qualquer um dos sinais, procure assistência médica e solicite os exames para diagnosticar precocemente a possibilidade do câncer de mama.

Medidas preventivas contra o câncer de mama

De acordo com o INCA, seguir hábitos saudáveis pode reduzir em até 28% dos casos novos de câncer de mama no Brasil. Veja algumas recomendações:

  • Praticar atividade física regularmente
  • Manter o peso corporal adequado
  • Adotar uma alimentação saudável
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Peças para ativar campanha Outubro Rosa – Semana 2

Agora que você já tem novas informações, é hora de compartilhar na sua Campanha Outubro Rosa. Criamos novas peças de comunicação para abordar a importância da prevenção nas suas redes.

Para baixar os materiais, clique neste link e em seguida siga esse caminho: Arquivo > Fazer uma cópia. Com isso, você baixará os documentos em seu computador e conseguirá fazer as edições com os seus dados ou da sua marca.

No link há as seguintes peças para serem utilizadas nos seguintes canais:

  • 7 card editável dados: Instagram, Facebook, WhatsApp, TikTok, Linkedin, Twitter
  • 7 stories: Instagram, Facebook, WhatsApp, TikTok
  • 3 cards editáveis sinais do câncer de mama: Instagram, Facebook, WhatsApp, TikTok, Linkedin, Twitter
  • 3 stories editáveis sinais do câncer de mama: Instagram, Facebook, WhatsApp, TikTok

Como utilizar as peças do Outubro Rosa?

Você pode intercalar a ativação deles a cada dois dias ou usar os cards editáveis para publicar conteúdos todos os dias na semana. Lembre-se de utilizar pouco texto nas fotos e aprofundar o conteúdo informativo nas legendas.

Para gerar maior engajamento, utilize as ferramentas interativas que as plataformas digitais oferecem. Neste caso, há opções como fazer perguntas, quiz, abrir caixa de perguntas, entre outros.

Tenha sempre em base nosso material informativo (ou busque novos dados) para construir os conteúdos que serão veiculados nos seus cards e demais peças.

Agora basta colocar em prática e aguardar os novos conteúdos e peças de divulgação que vamos compartilhar na próxima segunda-feira dando sequência em nossa campanha Outubro Rosa 2022.

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Por: Van Martins