Por que é importante atualizar em habilidades emocionais e comportamentais, juntamente com cursos técnicos específicos da sua área?

Primeiro, vamos olhar para o processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas de uma forma diferente. Imagine a seguinte situação: você quer aprender a fazer um bolo para receber amigos em casa. A primeira coisa que você precisa é de uma receita. Aí, você compra os ingredientes, começa a preparação conforme indicado, liga o forno, coloca o bolo, marca o tempo e pronto. Porém, ao abrir a porta do forno, o bolo parece uma sola de sapato, bem diferente da foto do bolo fofinho da receita.

O que deu errado, se você seguiu a receita? Faltou a “mão boa” pra doce, diria uma cozinheira experiente. Mas o que é a “mão boa pra doce”?  Facilidade de se relacionar com o ambiente, entender a relação entre os ingredientes, quais se misturam melhor, quais devem ser adicionados com delicadeza, quais precisam de força pra ganhar volume, etc.

Essa competência não vem com a receita, mas faz parte do comportamento do cozinheiro ou cozinheira a partir de seus recursos emocionais e cognitivos. Nesse caso, se você tivesse passado por um treinamento com uma cozinheira ou cozinheiro poderia ter entendido outros elementos importantes na hora de fazer seu bolo.

Assim também funcionam os treinamentos para o desenvolvimento das nossas competências pessoais e interpessoais, chamadas soft skills. São essas habilidades que nos diferenciam de outros profissionais com o mesmo conhecimento técnico.

Dessa forma, uma boleira que trabalhe com memória afetiva, que “coloque” no bolo além de ingredientes um pouco dos saberes da vida fará um bolo muito mais fofinho e saboroso do que aquela que apenas misturou ingredientes e seguiu a receita. E o que são esses saberes? Paciência para esperar o bolo crescer, delicadeza na composição do recheio, sensibilidade ao sentir a textura, o aroma, o sabor, etc.

Necessitamos de treinamento e desenvolvimento constantemente

Nosso cérebro foi programado para aprender. Nossos neurônios estão sempre em busca de conexões e quanto mais nós os desafiamos, ou seja, quanto mais saímos da nossa zona de conforto, mais expandimos nossa mente.

Você já ouviu de alguém ou leu alguma matéria falando que devemos sempre buscar fazer caminhos diferentes para ir ao trabalho, mudar objetos de lugar, fazer palavras cruzadas ou aprender um idioma para forçar nosso cérebro a encontrar novas soluções?

É assim que funciona com treinamento e desenvolvimento de pessoas dentro ou fora das empresas. Workshops, palestras, vivências de situações comportamentais colocam em xeque nossa rotina e nos ajudam a enxergar novas possibilidades, não apenas no trabalho, mas na vida.

Comunicação se treina e muito

Por exemplo, imagine um líder que seja uma pessoa tímida. Vamos chamá-lo de João. Bem, o João é um excelente profissional, formado em contabilidade com experiência em tributos, contas a pagar, a receber, finanças, etc.

Ele acaba de ser promovido a gerente de contas a pagar da empresa. Por isso, na próxima convenção anual, ele fará uma apresentação das metas da área e terá de convencer os acionistas a investir em recursos humanos e em equipamentos.

Mas João é tímido. Morre de medo de falar em público. Está tudo arruinado? Não, calma. O que o João precisa é de um Treinamento de Comunicação e Linguagem para aprender a construir uma “persona” que consiga se relacionar com o público sem medo.

Todavia, como o treinamento e desenvolvimento farão esse milagre se o João começa a gaguejar na frente de mais de 3 pessoas? Treinamento é ação e, em se falando em Comunicação, é exercício diário de empatia, escuta, observação do outro.

Aqui na PressTexto, desenvolvemos um Treinamento de Comunicação e Linguagem que convida o participante a brincar, pois é por meio da diversão, da leveza e do jogo que conseguimos penetrar um pouco na dificuldade e fornecer as ferramentas que ele precisa para se comunicar bem.

Trocando em miúdos, o João vai exercitar de forma lúdica situações da vida em que ele consiga se relacionar tranquilamente com as pessoas e aí ampliar essa habilidade para a apresentação em público. Se o João, por exemplo, se diverte num jogo de futebol, então vamos usar o futebol para ajudá-lo a liderar, tornando-o capitão do time ou técnico. Em seguida, usamos essa mesma energia para exercitar os termos da apresentação que ele deve fazer para os acionistas.

Quais são os benefícios de um treinamento comportamental?

Cada treinamento tem um objetivo, ou vários. Então, se você precisa aprender a lidar com jornalistas ou criadores de conteúdo, é importante participar de um Media Training para entender o que pode o não falar numa entrevista para evitar a manipulação das informações; como identificar e se comportar diante de Fake News; como trazer valor para o seu trabalho e/ou empresa com um trabalho de Assessoria de Imprensa, etc.

Por outro lado, se você tem alto conhecimento na sua área e precisa escrever um artigo ou montar apresentações mais envolventes, ou, ainda, desenvolver textos diversos com correção e clareza, o ideal é fazer uma Oficina de Redação, que vai contribuir, de forma prática, com uma escrita interessante e envolvente.

Já o treinamento de Comunicação e Linguagem amplia a capacidade dos participantes de se relacionarem com outras pessoas – equipe, prospects, clientes – de forma orgânica e harmoniosa, fortalecendo a importância do diálogo. Ao compreender e praticar o pilar escuta ativa + percepção + ação o participante poderá se comunicar bem com qualquer quantidade de pessoas e situações.

Palestra Maura 005 CLIP-Palestra Maura 01-H.264 300Kbps

Como saber qual treinamento e desenvolvimento é bom para mim ou minha empresa?

Primeiro, temos de diagnosticar qual ou quais são as dificuldades pra indicar o treinamento mais adequado aos profissionais. Depois, conhecendo a dor e as dificuldades de cada pessoa/empresa apresentamos nosso portfolio de treinamentos e palestras para desenvolvimento pessoal e profissional.

Com 30 anos de experiência em Comunicação Corporativa, a PressTexto oferece um amplo portfolio de workshops, palestras e vivências. Estamos ampliando nosso cardápio com palestras e treinamentos desenvolvidos pela jornalista Maris Harada, criadora do maris cocriação estratégica. Juntos, criamos o programa de cursos e palestras inovadores e lúdicos Palco, que utilizam metodologias interseccionais como Teatro, Filosofia, Psicologia e Técnicas Ágeis. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de aspectos humanos fundamentais para o trabalho atual como comunicação, singularidade, colaboração, inteligência emocional e criatividade, sempre com a visão de promover a consciência e a autorresponsabilização.

Assim, ajudamos a promover desenvolvimento pessoal e profissional a partir de temas próximos, como Felicidade no Trabalho, Comunicação não Violenta, Inteligência Emocional, Storytelling, entre outros.

Quer saber mais? Entre em contato e conta pra gente a sua dúvida!

Por: Maura Hayas